1 de out. de 2017

O melhor lugar do mundo

Os 40 anos de Refavela

Dia 23/9/2017 pude presenciar um acontecimento da história da nossa arte: o show em homenagem aos 40 anos do disco Refavela, de Gilberto Gil.
Tive a possibilidade de ver um grupo de novos artistas reverenciar a ancestralidade cultural brasileira.
Ancestralidade no sentido mais primitivo, pois precisamos afirmar que também temos história, temos passado e construímos cultura permeada de brasilidade.
Meus sentidos puderam se deliciar com um desfile de arte brasileira pelas expressões de Bem Gil, Maíra Freitas, Nara Gil, Céu, Moreno Veloso, Bruno Di Lullo, Domenico Lancellotti, Thomas Harres, Thiagô de Oliveira, Mateus Aleluia Filho e Ana Cláudia Lomelin.
Não precisamos dizer que fulano é filho de sicrano, pois o grupo de artista demonstrou maturidade suficiente para não ser comparado ao grupo de pais famosos.
Houve de piano a balafon, instrumento musical africano. Os sons transbordavam em todos os sentidos; eu ouvia pela pele, pelos olhos, pelo paladar e me deliciava pelos ouvidos, que me impeliram a cantar e a dançar.
Na visitação musical houve de Babá Alapalá a Sandra; de Sítio do Pica Pau Amarelo a Era Nova: um primor de repertório.
No final fomos brindados com a participação do Gil Homenageado: um show!
Espero que daqui a 60 anos, os netos, bisnetos e tataranetos possam reverenciar novamente os ancestrais da música brasileira do final do século XX e início do século XXI, e que as pessoas possam dizer que o país tem história, tem arte e de cultura.


A que assisti? Refavela 40
De quem era o show? Bem Gil, Maíra Freitas, Nara Gil, Céu, Moreno Veloso, Bruno Di Lullo, Domenico Lancellotti, Thomas Harres, Thiagô de Oliveira, Mateus Aleluia Filho e Ana Cláudia Lomelin
Quem foi convidado?: Gilberto Gil
Quando e onde foi apresentado? Em 23/9/2017, na Concha Acústica do teatro Castro Alves
O que eu achei do show? Excelente!




Nenhum comentário:

Leia Mais