Novas tramas para a aprendizagem
A formação de educadores passa por dificuldades no momento em que os formadores convidam a turma de formandos para trabalhar com educação voltada para o diálogo, para a problematização e para a promoção da autoria e da autonomia dos educandos.
Se existem técnicas de ensino-aprendizagem já consolidadas no cotidiano do educador, como os candidatos a educadores vão trabalhar com os educandos em uma perspectiva dialógica?
Esta e outras questões atravessam a vida do aprendiz de educador e traz muitas contradições, uma vez que há muito material teórico a respeito da necessidade de se sair da centralidade da aula expositiva e de se buscar a construção coletiva (educador e educandos) de competências, mas nem toda publicação procura discutir as práticas.
Uma das preocupações da educadora Ilma Passos é justamente discutir os usos de técnicas de ensino-aprendizagem neste novo contexto. E ela já organizou algumas obras a respeito disto, como Técnicas de ensino: por que não? (1991) e Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações(2006).
Em uma nova empreitada, a organizadora nos oferta o livro Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo, trazendo as contribuições do professor José Carlos Souza Araújo com o artigo O que significa revisitar técnicas de ensino à luz da pedagogia Histórico-Crítica, que abre as discussões no livro, fazendo um panorama da concepção histórico-crítica no contexto de uma prática pedagógica voltada para trabalhar as complexidades do fazer educacional em um espectro que favoreça a autonomia e o espírito coletivo de construção do conhecimento.
No segundo capítulo Ilma traz o texto Ensinar, aprender, pesquisar e avaliar com mapas mentais, em que aborda o uso da referida técnica para atividades didáticas de ensino, aprendizagem, pesquisa e avaliação.
Já Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben discute o assunto O ensino por meio de resoluções de problemas, trazendo contribuições em torno da problematização para que se crie possibilidades de o educador construir aprendizagens que permitam aos educandos construírem conhecimento por meio de interações sucessivas. O trecho sobre as especificidades da problematização se situa como um referencial de leitura sobre como essa abordagem didática pode ser estruturada para atividades propiciadoras do diálogo em sala de aula.
Em continuidade aos objetivos da obra, as autoras Meirecele Calíope Leitinho e Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro abordam o tema Aprendizagem baseada em problemas: uma abordagem pedagógica e curricular, em que tratam dos usos da técnica PBL (problem based learning), demonstrando como essa abordagem pode se organizar por princípios da teoria crítica.
Ana Lúcia Amaral problematiza a questão das competências do educador, tratando do tema Casos de ensino e estudos de caso: técnicas para formar professores de qualidade.
A obra é finalizada com o texto Técnicas de estudo para além da dimensão do fazer, das educadoras Joana Paulin Romanowski é Pura Lúcia Oliver Martins. É uma excelente finalização, pois muitos textos tratam das questões das técnicas preocupados com o ensino, porém deixando na sombra a necessidade de aprender a estudar dos próprios educadores.
Novas Tramas é uma obra necessária e pertinente para a formação do educador brasileiro, por trazer uma abordagem crítica a respeito de algumas técnicas de ensino-aprendizagem sob a perspectiva das abordagens educacionais voltadas para a promoção de ambientes didáticos mais horizontais na relação entre educadores e educandos. O livro é um testemunho didático do potencial de abordagens históricas e críticas para o desenvolvimento do ser.
Boa Leitura!
O que eu li? Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo
De quem é o texto? Vários Autores
Quem Organizou? Irma Passos Alencastro Veiga
Quando o texto foi escrito? 2013
Quem editou o texto? Editora Papirus
O que eu achei do texto? Muito Bom!
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