Vamos discutir um pouco a privacidade na Internet?
Vejamos algumas situações pelas quais passei:
Encontrei um amigo no teatro, e antes do início da sessão, ficamos conversando sobre os velhos tempos.
Apareceu um amigo do meu amigo, e o papo ficou ainda mais interessante.
De repente meu amigo falou ao outro: - Rapaz, menina interessante aquela na foto que você postou no Orkut. É a sua nova namorada?
E o rapaz prontamente respondeu: - Que nada! Coloquei o nome "Negra Linda" na Busca, e apareceram vários endereços. Achei aquela menina tão deslumbrante que resolvi montar uma foto com as nossas imagens. Ficou ótimo!
Dia desses entrei num site de jornal e fui ler um noticiário. Quando cheguei ao fim do texto, notei que o quadro de comentário estava com minha foto e dados da minha conta no Facebook.
Toda vez que faço compras em lojas virtuais e volto ao site da empresa, recebo como mensagem uma entusiasmada frase: "Souza, seja Bem-Vindo!"
Entrei no site da empresa de meu cartão de crédito e minutos depois recebi uma mensagem de um e-mail de um desconhecido, pedindo para que eu trocasse a senha do cartão.
Comprei uns livros numa livraria digital. No momento do meu primeiro cadastro, percebi que a empresa tinha se apossado de dados da minha máquina (sistema operacional, navegador, meu IP (identificador da minha máquina na internet).
Certa vez, numa segunda-feira, notei que o papo entre os colegas era sobre uma colega de trabalho que havia postado umas fotos de biquíni numa rede social. Eles conversavam a respeito das qualidades físicas da menina e da inadequação, segundo eles, de se postar as referidas fotos na Internet.
Todos os casos acima, e há uma infinidade de relatos por aí, retratam um fator corriqueiro de nossa época: a exposição a que estamos sujeitos em quase todos os atos que realizamos na grande rede.
Restam algumas reflexões:
estamos sabendo que informações a nosso respeito estão sendo usadas por outras pessoas?
sabemos como controlar a exposição das nossas informações na Internet?
afeta-nos saber que outras pessoas estão utilizando as nossas informações sem termos autorizado?
Já é tempo de discutirmos tais questões, pois, neste momento, muitas coisas sobre nós estão depositadas em algum site, e não temos como controlar a divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário