Aproximações e afastamentos sucessivos das novas tecnologias
Que bom seria se os educadores que atuam nos ambientes educacionais presenciais físicos se dedicassem a aprender mais sobre a aprendizagem presencial digital, ou seja, as aprendizagens a distância mediadas por dispositivos móveis (tablets, smartphones, consoles de games e outros) e as aprendizagens mediadas em diferentes espaços e lugares (ubíqua).
Um convite a essa aproximação é o livro M-Learning e U-Learning, que trata da educação nos novos tempos e espaços.
O livro é bem organizado, trazendo informações sobre temas como informação, aprendizagem, conhecimento e competências. Depois discute os conceitos de M-Learning, e U/Learning diante da nova, mas já incorporada noção de E-Learning.
Mas a obra não se limita aos conceitos anteriores e aborda alguns pontos das novas tecnologias móveis e ubíquas, tocando em assuntos como contextos, metodologias, práticas e mediação pedagógica para aplicação nesse novo contexto.
Outros temas trazidos no texto são a avaliação educacional e a abordagem interacionista ("construtivista sistêmico-complexo") para as aprendizagens móvel e ubíqua. Aqui as concepções de caráter problematizador são tratadas como um dos caminhos para atuar nesse contexto diferenciado.
Há um capítulo em que são trazidas algumas experiências de M-Learning e U-Learning que foram acompanhadas pelos autores, o que facilitam o entendimento a respeito da aplicação dessas modalidades de educação no contexto educacional brasileiro.
O livro é bem coeso na condução das ideias relativas ao M-Learning e U-Learning tratando em um contínuo aprendizagem, tecnologias, abordagens didáticas e experiências. Como foi escrito em 2010, há necessidade de atualização sobre as novas tecnologias para os contextos móveis e ubíquos de aprendizagem.
M-Learning e U-Learning é uma leitura pertinente tanto para os educadores "integrados", aqueles que abraçaram as tecnologias digitais, quanto para os "apocalípticos", aqueles que valorizam a educação presencial física e se afastam das novas facilidades que a computação educacional pode trazer.
E agora? Agora é hora da leitura atenta do texto: de se aproximar cada vez mais das novidades tecnológicas e educacionais, para exercer o papel crítico que todo educador deve ter quanto à própria prática profissional.
Até a próxima!
O que eu li? M-Learning e U-Learning - novas perspectivas da aprendi§zanguem móvel e ubíqua
De quem é o texto? Amarolinda Saccol, Eliane Schiemmer e Jorge Barbosa
Quando o texto foi escrito? 2010
Quem editou o texto? Editora Pearson
O que eu achei do texto? Muito Bom!
Que bom seria se os educadores que atuam nos ambientes educacionais presenciais físicos se dedicassem a aprender mais sobre a aprendizagem presencial digital, ou seja, as aprendizagens a distância mediadas por dispositivos móveis (tablets, smartphones, consoles de games e outros) e as aprendizagens mediadas em diferentes espaços e lugares (ubíqua).
Um convite a essa aproximação é o livro M-Learning e U-Learning, que trata da educação nos novos tempos e espaços.
O livro é bem organizado, trazendo informações sobre temas como informação, aprendizagem, conhecimento e competências. Depois discute os conceitos de M-Learning, e U/Learning diante da nova, mas já incorporada noção de E-Learning.
Mas a obra não se limita aos conceitos anteriores e aborda alguns pontos das novas tecnologias móveis e ubíquas, tocando em assuntos como contextos, metodologias, práticas e mediação pedagógica para aplicação nesse novo contexto.
Outros temas trazidos no texto são a avaliação educacional e a abordagem interacionista ("construtivista sistêmico-complexo") para as aprendizagens móvel e ubíqua. Aqui as concepções de caráter problematizador são tratadas como um dos caminhos para atuar nesse contexto diferenciado.
Há um capítulo em que são trazidas algumas experiências de M-Learning e U-Learning que foram acompanhadas pelos autores, o que facilitam o entendimento a respeito da aplicação dessas modalidades de educação no contexto educacional brasileiro.
O livro é bem coeso na condução das ideias relativas ao M-Learning e U-Learning tratando em um contínuo aprendizagem, tecnologias, abordagens didáticas e experiências. Como foi escrito em 2010, há necessidade de atualização sobre as novas tecnologias para os contextos móveis e ubíquos de aprendizagem.
M-Learning e U-Learning é uma leitura pertinente tanto para os educadores "integrados", aqueles que abraçaram as tecnologias digitais, quanto para os "apocalípticos", aqueles que valorizam a educação presencial física e se afastam das novas facilidades que a computação educacional pode trazer.
E agora? Agora é hora da leitura atenta do texto: de se aproximar cada vez mais das novidades tecnológicas e educacionais, para exercer o papel crítico que todo educador deve ter quanto à própria prática profissional.
Até a próxima!
O que eu li? M-Learning e U-Learning - novas perspectivas da aprendi§zanguem móvel e ubíqua
De quem é o texto? Amarolinda Saccol, Eliane Schiemmer e Jorge Barbosa
Quando o texto foi escrito? 2010
Quem editou o texto? Editora Pearson
O que eu achei do texto? Muito Bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário