18 de jun. de 2017

Acordais para a arte de contar histórias

Aprender com a arte de contar histórias




A contação de histórias é uma atividade lúdica e provocadora de aprendizagens, tanto para quem narra, quanto para quem ouve as narrativas.
Regina Machado, educadora, estudiosa e contadora de histórias, convida os leitores para uma caminhada pelo portal dos contos tradicionais e das estórias maravilhosas num livro tão singular.
A estratégia de escrita da autora é proporcionar uma leitura prazerosa sobre a arte da narrativa, vinculada a um apuro técnico sobre as dinâmicas da arte de contar histórias de diversas culturas.
Como a própria autora afirma: "... não é possível, nem adequado, redigir um manual, um receituário ou qualquer coisa que se assemelhe a uma prescrição metodológica da arte de contar histórias" e logo a seguir complementa: "este relato é feito de metáforas, perguntas e determinados conceitos e pistas encadeados por um modo pessoal de aprender" (página 204).
Houve uma escolha feliz de abordagem, ao articular exemplares de estórias com apreciação técnica da estrutura narrativa, o que tornou o texto gostoso e convidativo para descobertas sobre essa ação cultural dos primórdios da existência da humanidade.
O livro vem com ilustrações sutis que se harmonizam com os textos em cada capítulo. Há um glossário técnico no final. Destaque para a bibliografia que é dividida em duas partes: coletâneas de contos e estórias  e um conjunto de obras sobre estudos de narrativa.
Para quem é educador, a obra é um referencial por trazer um relato de experiências de uma profissional que construiu a carreira com vivências e aprimoramento teórico sobre a arte de contar histórias.


Acordais - Fundamentos Teórico-Práticos da Arte de Contar Histórias
Observação: a autora lançou outro livro sobre a arte de contar histórias, cujo nome é A arte da palavra e da escuta, em parceria com Adriana Peliano, que é uma ampliação de Acordais.

Regina Machado
Ilustrações: Luiz Monforte 
Editora DCL - Difusão Cultura do Livro




Boa Leitura! 

Nenhum comentário:

Leia Mais