8 de out. de 2008

Recursos Retóricos


Recursos Retóricos e Tecnologia da Informação

Recursos Retóricos são mecanismos que utilizamos na comunicação em substituição de uma palavra por outra com a finalidade de provocar impacto na nossa mensagem.
Esses mecanismos são comumente conhecidos como figuras da linguagem.
No caso da Tecnologia da Informação um mecanismo muito explorado é o da Metonímia
A Metonímia ocorre quando substituímos uma palavra por outra por haver entre elas um relacionamento de contigüidade. Palavra difícil; significa proximidade. É trivial em nossos dias ouvir sentenças como: Li Machado de Assis e me apaixonei. Assisti ao Jornal Nacional. Nem sempre a pessoa assistiu ao Jornal Nacional transmitido pela Rede Globo. Nós não lemos - na realidade - o Machado de Assis, mas um romance ou conto do autor.
Que isso tem que ver com a área de TI? Já ouvimos sentenças como: Vou fazer um texto no Word. Aquela foto ficou mais bonita pelo efeito do Photoshop. Nem sabemos se o texto foi realmente produzido no processador de textos da Microsoft ou mesmo se os retoques foram efetuados no programa de edição  de imagem da Adobe.  
Nos dois últimos exemplos, percebemos a força dessas duas megaempresas no mercado da tecnologia, em que o contido (Word e Photoshop) passa a significar o todo (processador de textos e editor de imagens).
Por meio de um sistema de distribuição e propaganda, as grandes empresas de TI conseguem exercer influência na mente dos usuários, que passam a ser pacientes em vez de consumidores ativos
Quais são as implicações disso?
Até bem pouco tempo os concursos públicos brasileiros só construíam questões com  base no Windows e MS Office.  Hoje já é corrente perguntas em torno de aplicativos antes marginalizados na TI (Open Office - por exemplo);
Com o bombardeio de informações sobre um número restrito de aplicativos, os usuários-consumidores acabavam por não conhecer outros produtos e rejeitavam qualquer aplicativo que não fosse os conhecidos MS Office, Photoshop, Corel Draw etc.
Nas instituições educacionais - por falta de conhecimento  de muitos educadores - havia - e ainda há - para que o formato do arquivo fosse exclusivo de determinada empresa, sob pena de o educando perder a unidade ou o semestre.
Como tais aplicativos são bastante caros, as pessoas se viam em situações confusas, como de optar pela pirataria - para não ficar fora do acesso ao conhecimento tecnológico.
Quanto à inclusão social, como fica difícil prover comunidades com carência de recursos básicos para sobreviver de programas que custam às vezes o correspondente a dois ou três  salários mínimos. 

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