Aprender mais sobre planejamento didático
Saiu um livro interessante sobre Design Thinking (DT) e educação no mercado editorial brasileiro.
Trata-se da obra Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa, das educadoras Carolina Costa Cavalcanti e Andrea Filatro.
O livro é fruto da combinação pertinente de competências: de um lado: Cavalcanti com conhecimento e experiência em DT, vinda de um doutorado sobre o assunto; do outro, Filatro experiência e publicações acadêmicas na área de Design Instrucional (DI).
O resultado é um livro bem feito, que trata de questões bem embasadas sobre condução de processos educacionais, no contexto de uma prática articulada de planejamento didático com criação de estratégias educacionais organizadas.
No livro as autoras fundamentam o uso do DT como um instrumento de estratégia de ensino-aprendizagem, de metodologia para solução de problema e de abordagem de inovação.
As educadoras compreendem o Design Thinking como um processo interativo e recursivo para se compreender um problema, projetar soluções, construir protótipos e implementar a melhor opção das soluções projetadas.
Um destaque na obra é a maneira como a informação é tratada: as mensagens são construídas com a articulação de textos e infográficos, o que facilita o entendimento do assunto.
Outros pontos de destaque são as experiências com o uso do DT por meio de entrevistas e relato de casos. No livro há também um conjunto de descrições de estratégias que o leitor poderá utilizar de acordo com o contexto de trabalho em que estiver envolvido.
Há um apêndice em que Filatro discorre sobre pontos de articulação entre o DT e o DI. Aqui a autora argumenta sobre o próprio processo de entendimento e experimentação do DT em educação. A leitura do apêndice é essencial para compreender os motivos que levaram as autoras a escrever sobre o assunto.
O livro contém um pequeno glossário, que ajuda os iniciantes na compreensão do tema, um índice remissivo, que é muito útil para se localizar assuntos que se queira aprofundar, além de um conjunto bem estruturado de referências bibliográficas.
As autoras não ficaram centradas em si mesmas e ofertaram aos leitores um quadro com o que se vem produzindo no Brasil sobre a temática do DT. Uma boa ideia, pois ajuda a quem deseja se aprofundar no assunto.
A escolha do título não foi das melhores, pois a educação corporativa funciona na modalidade a distância e na presencial. Talvez em uma edição futura isto seja melhorado.
Qual a utilidade desse tipo de abordagem para nós educadores? Nestes tempos de novas tecnologias digitais, precisamos de mais autoria. E em educação a autoria passa por momentos de planejamento didático e construção do próprio material educacional para nosso trabalho cotidiano, o que nos ajuda a evitar o eterno ciclo do recortar, copiar e colar...
Mais alguma coisa? Boa Leitura!
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